FANDOM

Sample

"O climax de uma novel de detetives é sempre o mesmo. ......Os grandes e famosos detetives pegam todos os suspeitos em um lugar, e..."

A metaficção é um gênero literário muito importante nas obras da 07th Expansion Series, principalmente no consagrado Umineko no Naku Koro ni, uma de suas melhores obras, onde o foco em construir uma relação entre o jogador e a história se demonstra fortíssimo, a ponto de necessitar de uma avída participação do leitor/jogador para compreende-la completamente, e desvendar os mistérios.

Nas palavras de Hutcheon, [“Metaficção”... é ficção sobre ficção – isto é, ficção que inclui em si mesma um comentário sobre sua própria identidade narrativa e/ou lingüística. “Narcisista” – o adjetivo qualificativo escolhido aqui para designar essa autoconsciência textual – não tem sentido pejorativo, mas principalmente descritivo e sugestivo, como as leituras alegóricas do mito de Narciso..."], resumindo, a metaficção é uma forma textual onde o texto assume um caráter de dialogo com o leitor, desde mostrar a forma como funciona, até conversar com o mesmo de formas a leva-lo a ter consciência da obra como ficção em si.

Na imagem de exemplo acima, vemos como a novel Umineko vai lentamente entregando a seus jogadores uma perspectiva metaficcional da obra, e vemos ao longo dos jogos sobre como a trama se desenrola, ao mesmo tempo que tentamos a resolver, uma de suas características mais notáveis e autenticas, a proposito. Alguns autores que inspiraram Umineko, e que possuem traços de metaficção, são Agatha Christie, outros, que não tem tanto assim da mesma, mas ainda são interessantes, são obras como Dante Alighieri 's Divina Comédiae autores de ficção policial como Ronald A. Knox.